Artigos dos Acadêmicos
Eudes de Sousa - Presidente
A Academia Massapeense de Letras e Artes, acredita que através da participação, cooperação e compartilhamento de conhecimento podemos promover o bem cultural que se transmite de geração a geração.
Muito mais do que um agregador de ideias, de história, de filosofia, buscamos ser uma ferramenta de mudança social e cultural. Quer ajudando a orientar uma cultura mais consciente, orientando como melhorar uma comunidade, fornecendo as informações e os meios para o desenvolvimento cultural.
A busca do conhecimento intelectual é um complexo caminho de idas e vidas, onde devemos de enfrentar os grandes desafios do nosso tempo, enquanto ficamos anestesiados, sentados em frente aos nossos televisores com telas cada vez maiores, a sociedade vive um ponto de mutação na história social.
O site que o leitor visualiza da Academia Massapeense de Letras e Artes, é uma história de desafio, de produzir uma cultura a ser utilizada para iniciar uma jornada de renascimento. O nosso site, não mostra somente o que já existe, mas também ajuda a imaginar uma nova ideia. Podemos pintar nova ação concreta nos campos das artes, da literatura, da educação e da ciência. Somos um processo contínuo, que começou juntamente com a primeira Academia de Letras, a Academia Francesa.
As ferramentas, tradições e deias novas para construir um brilhante passado, presente e para gerações futuras, já estão entre nós, um dos mais fortes exemplo da criatividade e da resistência de uma luta cultural. Uma Academia tem parcela de responsabilidade, e a melhor parte é que prometemos lealdade necessária a uma cultura, quando fazemos o nosso juramento acadêmico, que nos faz o melhor ao pensar por si mesmo e compartilhar o que já aprendemos. E é preciso assinalar, por fim, que este site vem a público num momento muito auspicioso, e isso porque vivemos as alegrias da criação do “Hino” da Academia Massapeense de Letras e Artes, um reconhecimento da beleza, da força, do valor das gerações que preservam a tradição, a criatividade artística, a complexidade e a diversidade do patrimônio artístico-cultural massapeense.
2024